Manuel de Novaes Cabral é Licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus, foi presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, entre 2011 e 2018, e, durante esse período, presidiu o conselho consultivo de fundadores da Fundação do Museu do Douro, foi vice-presidente da European Federation of Origin Wines (EFOW) e membro de órgãos sociais de diversas associações do setor e ligadas ao turismo.
Atualmente é presidente do Conselho de Administração do Museu Nacional Ferroviário, sediado no Entroncamento, órgão do Ministério das Infraestruturas e Habitação. O Museu Nacional Ferroviário conta a história do caminho-de-ferro em Portugal e está localizado no complexo ferroviário do Entroncamento numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias.
Manuel de Novaes Cabral foi secretário-geral da Assembleia das Regiões Europeias Viticolas, de 1998 a 2001 e representou a Câmara Municipal do Porto na Rede das Capitais dos Grandes Vinhedos, de 2003 a 2011. Foi administrador de diversas associações internacionais ligadas à vinha e ao vinho, tendo proferido inúmeras conferências nos cinco continentes. É licenciado em direito e pós-graduado em economia pela Universidade Católica Portuguesa.
.