Convidado 2022

Dra. Sandra Ribeiro

By março 31, 2022 No Comments

Sandra Ribeiro é licenciada em Direito, com Pós-graduação em Direito do Trabalho e Técnicas de Legislação. Foi Diretora Geral na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho entre 2018 e 2020.Foi Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego entre 2010 e 2014.

É presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde outubro de 2020.

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) é um organismo da Administração Pública, tutelado pelo Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade da Presidência do Conselho de Ministros. Tem como missão garantir a execução das políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género.

Estima-se que por ano sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo. Realidades associadas à pobreza, quebra de suportes familiares e comunitários, assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, falta de oportunidades, discriminação e violência de género, reduzidos níveis de educação, corrupção ou os conflitos armados, constituem, entre outras, algumas das principais causas deste crescente fenómeno. Sendo uma realidade à escala global, importa destacar que, direta ou indiretamente, as mulheres e as crianças continuam a ser as principais vítimas do tráfico. Com efeito, as mulheres e as crianças continuam a apresentar um maior risco de vulnerabilidade maioritariamente associada a fatores de exclusão social e de discriminação. O tráfico de seres humanos é, nos dias de hoje, uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. O tráfico de seres humanos reveste diversas formas, tais como a exploração sexual, a exploração laboral, o tráfico de órgãos, a mendicidade, as adopções ilegais e a exploração de actividades ilegais.

Deixe seu comentário