Participante 2021

Biólogo e Diretor do MNHC Dr. Nuno Ferrand

By janeiro 29, 2021 fevereiro 6th, 2021 No Comments

O Prof. Nuno Ferrand é o Coordenador Científico do CIBIO-InBIO. É também Professor Catedrático do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde leciona genética e evolução.

O Prof. Ferrand está interessado em biologia evolutiva, particularmente em padrões de diversidade genética de populações naturais, ecologia, conservação, domesticação e especiação. Tem desenvolvido vários projectos de investigação nestas áreas utilizando o coelho como principal espécie modelo. Ele também estudou a evolução de muitas espécies de anfíbios e répteis na Península Ibérica e no Norte da África.

O Prof. Ferrand publicou mais de 150 artigos SCI, nomeadamente em Ciência, Nature Genetics, Molecular Biology and Evolution, PloS Genetics, Evolution, Biological Journal of the Linnean Society, Genética, Ecologia Molecular, Molecular Phylogenetics e Evolution , Heredity. Ele é autor de três livros, editou quatro livros e escreveu onze capítulos de livros.

O Dr. Ferrand é o Diretor do Programa de Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV) organizado pela Universidade do Porto e Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência de Portugal (FCT). Orientou 19 teses de doutorado, 21 teses de mestrado e 15 pós-doutorados. Atualmente, ele orienta 4 alunos de doutorado e 11 pós-doutorandos.

O Dr. Ferrand é o Diretor do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) onde está atualmente a liderar uma profunda reestruturação para a criação de um novo museu focado numa filosofia museográfica inovadora, em parceria com os portugueses Agência de Promoção d

 

 

Deixe seu comentário