PÁTRIA LÍNGUA-PORTUGUESA 

15 a 30 de Novembro de 2019 / Paris

 Abertura com o Forró Saracura na Fundation Eugène-Napoleon / 15 de Novembro às 19:00h

 Recital de Piano e Poesia na Embaixada do Brasil em Paris /28 de Novembro às 15:00h

29 de Novembro espetáculo na Favela Chic

30 de Novembro Visitação à exposição de Van Gogh no Atelier des Lumières

Palestras:

A Língua Portuguesa como elemento de aproximação dos povos e promoção da arte / Homenagem à Jorge Amado

Doutor Manuel de Novaes Cabral -Licenciado em Direito, Pós-graduado em Economia Europeia, e auditor da Defesa Nacional. Foi Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. sendo requisitado à REFER, E.P., de que é quadro. É Presidente do Conselho de Fundadores do Museu do Douro e da Aliança Francesa do Porto. Foi Diretor Municipal da Presidência da Câmara Municipal do Porto, Chefe do Gabinete do Ministro das Obras Públicas,Transportes e Habitação do XV Governo Constitucional. Foi Vice-Presidente da Agência de Energia do Porto, membro da Comissão Executiva delegada da Fundação Rei Afonso Henriques e do Conselho de Zeladores da Cruz Vermelha Portuguesa, Porto.

A Língua Portuguesa enquanto ferramenta para proteção de crianças e adolescentes

Profª. Dra. Aldair Dantas é Licenciada em Letras com Inglês e especialista em Psicopedagogia Educacional; Educadora e Gestora Escolar; funcionária pública bi-ocupante, já aposentada do Poder Judiciário. Diretora de uma grande escola publica da cidade de Salvador, no Brasil, ela defende o direito de crianças e jovens submetidos a assédios sexuais, diretamente e através das redes sociais. Estatísticas mostram que, de 77 mil casos de violência contra menores registrados (por denúncia) no Sistema Único de Saúde (Brasil), 84% eram contra meninas e 16% contra os meninos. Desses, 63% é vivido em ambiente doméstico ou familiar. Ainda, conforme pesquisa realizada pela organização Darkness to Light, nos Estados Unidos, 1 em cada 25 meninos serão abusados sexualmente antes dos 18 anos (1); Um percentual relevante, é relatado como experiência sofrida em competições, treinos ou testes de seleções esportivas. Não foi possível encontrar dados estatísticos sobre esse universo.

Do mesmo modo, é notório que toda a sociedade deve melhorar sua própria atenção a essas fragilidades e adotar medidas de proteção dos seus entes em apreço, para não incorrermos nesses riscos e contabilizarmos essas estatísticas ruins.

A Língua Portuguesa enquanto elemento de preservação do planeta

Liliana Rossi Byford é formada em linguística e intérprete simultânea e tradução pela Georgetown University, Institute of Languages and Linguistics, Washington DC. Ambientalista, ela é filha de diplomata, foi casada com diplomata e sempre fez parte da alta sociedade nos diversos países onde viveu. Ainda criança, participou de recepções e, posteriormente, recepcionou muitas personalidades públicas, como por exemplo, Richard Nixon, Sofia Loren, Frank Sinatra, Juan Carlos e a Rainha Sofia e outros reis e rainhas, de diversos países, que faziam e ainda fazem parte do seu convívio. Há 35 anos reside no Porto, é poliglota, domina fluentemente inglês, francês, italiano, grego português, e fala bem, alemão, e espanhol. Dedicou parte da sua vida ao restauro de casas, decoração de interiores, design de moda e pintura a óleo e acrílico. Tendo, inclusive, realizado várias exposições de pintura em diversas cidades da Europa.

Apresentação do livro “Prumo” de Cristina Sobral

Pós-graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, deixou para trás o início de uma carreira como cantora e compositora, já premiada no 1º e 2º Festival de Música Popular da Bahia, para ingressar na Advocacia Pública, onde exerceu o cargo de Procurador Federal até o ano de 2013. O seu ultimo livro “Prumo”, nos leva a uma experiência especular. A poesia transparente da obra facilita o trânsito nos cenários imaginais, onde a autora vai delicadamente retirando os seus (nossos) véus, até que, nos percebemos, com ela, passeando de mãos dados nos campos primaveris da nossa história. Sentimos o perfume das flores, o som das águas correndo entre os seixos e, subitamente, a noite transforma-se em dia.

Recital de Piano e Poesia / Homenagem à João Gilberto, Vinicius de Moraes e Baden Powell

O evento apresentará o renomado pianista e compositor franco-brasileiro Philippe Baden Powell. Ao longo da sua carreira Philippe trabalhou como músico, arranjador e compositor. Seu pai, o lendário guitarrista brasileiro Baden Powell, ensinou os fundamentos da composição, harmonia e improvisação. Mais tarde estudaria no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, e na Alfred Cortot School of Music, em Paris. Em 2005,ele foi um dos músicos premiados do Montreux Jazz Piano Solo Competition. Philippe é influenciado pela cultura brasileira e européia. Ele encontra inspiração na música escrita, nos ritmos afro-brasileiros, no jazz e na poesia.

Exposição de Arte de Cláudia Lima

Cláudia Lima é uma artista plástica suíça-brasileira. Trabalha em pintura, escultura e tapeçaria. É hoje uma das mais importantes sucessoras do movimento neoconcreto. Parte do seu trabalho parte da pesquisa de formas geométricas e da procura de devolver a estas formas alguma organicidade e subjetividade.  Aos sete anos, ingressa na Escola de Arte Infantil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, sob a orientação do pintor brasileiro Ivan Serpa, um dos pioneiros do movimento neoconcreto. Este atelier experimental foi uma das primeiras experiências ligadas à arte e educação que marcaram muitos artistas. Este contacto com Ivan Serpa tem vindo a influenciar a sua obra até hoje. Em 1967 obtém a medalha de ouro numa exposição mundial de pintura, patrocinada pelas Nações Unidas, como representante do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 1980 fixa residência em Lisboa e inicia o curso de pintura e desenho na Escola de Arte e Comunicação Visual – Arco, em Lisboa. Aí permanece até 1984. Em 1984-85 frequenta a Escola Nacional de Arte Decorativa de Aubusson (França), capital europeia da técnica da tapeçaria desde o século XV.


Prova de vinhos portugueses e provada cachaça brasileira


Mostra da gastrômica