Palestrante

Ana Saramago Matos

By outubro 3, 2022 maio 20th, 2023 No Comments

Ana Matos, é engenheira informática , e dirige a galeria das Salgadeiras, no Bairro Alto e desde Outubro também o PIPA, Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga. Consta que também escreve bem.

Cresceu entre as mãos da avó, Ilda Reis, e os livros do avô, José Saramago. O legado de Ana Matos é enorme, e parte dele está na Galeria das Salgadeiras, no Bairro Alto, um espaço que cruza as várias linguagens que a arte tem. Abriu portas há 18 anos, a 4 de Julho de 2003, com uma exposição das gravuras da avó. Ana recorda os movimentos ondulantes da arte de gravar o metal ou a madeira – “a minha avó tinha umas mãos lindas”. Conheceu o avô já mais crescida, sobretudo nas férias em Lanzarote, partilharam refeições e conversas – “o meu avô mostrou-me que o mundo é de facto um lugar muito grande”.

Sobre o avô José Saramago: “Nós tínhamos uma relação muito próxima. O primeiro contacto com este mundo da cultura, e da arte contemporânea em particular, aconteceu sobretudo com a minha avó. Aos oito anos, fui viver para a Madeira e só voltei aos 18, mas vinha passar as férias com ela. Íamos para a cooperativa Gravura, passávamos lá os verões. Lembro-me bem do cheiro da tinta e das resinas. Acompanhei-a também nas exposições que fez na Fundação Calouste Gulbenkian e ia com ela à Galeria Nasoni. A proximidade com este mundo foi ficando, e acho que foi isso que me fez dar o passo de abrir a galeria. Fiz uma “preview” em junho e simbolicamente abri a 4 de julho, no Dia da Independência dos Estados Unidos, com uma exposição da minha avó…, tinha de ser.”

Deixe seu comentário