Projeto itinerante de cultura e turismo de negócios, o Pátria Língua-Portuguesa busca, por meio de palestras e intervenções culturais, turísticas e empresariais, sensibilizar, informar, difundir conhecimentos e trocar experiências, com vista ao fortalecimento da Língua Portuguesa, das relações culturais, turísticas e empresariais entre Brasil, Portugal e demais países lusófonos.

Divulgar a arte e o talento dos falantes de Língua Portuguesa fora de suas pátrias, aproximar artistas, empresários, educadores, intelectuais e aficionados pela arte com o intuito de promover interação entre as comunidades lusófonas e a comunidade local

No sentido de ampliar suas possibilidades, difundindo a cultura lusófona para além de suas fronteiras, a 11ª edição do projeto acontecerá entre os dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2024, com ações a realizar-se na Embaixada do Brasil em Londres e na University of West London.

A Lusofonia, no domínio da cultura, como forma agregadora de pessoas e de ideais, visando ampliar os limites impostos pela geografia e incorporar significados mais altruístas capazes de unir, miscigenar e fortalecer as comunidades lusófonas, em Portugal, mesmo porquê a fortaleza que pode defender esse povo é a língua portuguesa. Desse modo, o espaço cultural representado pela Lusofonia constitui-se pelos costumes culturais comuns que podem propiciar um ambiente fecundo de comunicação inter, trans, pluri e multicultural.

JUSTIFICATIVA

• Crescimento do turismo cultural e do empreendedorismo rural
• Alta informalidade no setor
• Pouca cooperação e união dos setores criativos e baixa profissionalização dos serviços e produtos
• Língua Portuguesa como instrumento de impacto notável não só na esfera cultural e linguística, mas também nos setores social, ambiental, turístico e empresarial.
• Influência da língua portuguesa para trazer mudanças positivas às comunidades é crucial para estabelecer um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
• Esclarecer dúvidas sobre o Double Taxation Agreement (DTA), acordo firmado entre Brasil e Reino Unido que elimina a bitributação e tem gerado expectativa entre as classes empresarias dos dois países.

OBJETIVOS GERAIS

Língua Portuguesa como meio de comunicação, como elemento fundamental na construção da identidade de uma nação, na transformação cultural e como instrumento de poder:

Organizar eventos, workshops e palestras para abordar temas relevantes no segmento do agrobusiness, empreendedorismo rural e indústria criativa. Contaremos com a participação de especialistas, painéis de discussão e atividades práticas para envolver a comunidade.

Campanhas de Conscientização: Desenvolver campanhas de conscientização sobre questões sociais e ambientais, utilizando a língua portuguesa como meio de comunicação através de palestras, mídias sociais, campanhas publicitárias, eventos comunitários e outras estratégias de engajamento da comunidade lusófona no Reino Unido.

Produção de Conteúdo: Produzir conteúdo educativo e informativo, como artigos, vídeos, podcasts e outros formatos de mídia, sobre temas relevantes para a comunidade de língua portuguesa, abrangendo literatura, música, história e ideias.

Redes de Apoio: Criar redes de apoio para dar visibilidade às marcas e aos participantes, visando a colaboração entre indivíduos e organizações que compartilham do interesse na indústria criativa, no agrobusiness, turismo rural e empreendedorismo rural. Isso inclui grupos de discussão online e eventos de networking.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Agrobusiness:
• Estruturar para promover crescimento do empreendedorismo rural
• Profissionalizar e expandir rede de contatos para se unir e atender grandes marcas
• Buscar parcerias para dinamizar o setor entre Brasil, Reino Unido e UE

Indústria Criativa:
• Proporcionar uma plataforma para a exposição e comercialização de produtos derivados da economia criativa, destacando a importância da economia circular e sustentável, bem como promover a conscientização sobre a necessidade de reduzir resíduos e adotar práticas mais responsáveis na cadeia produtiva.

• Possibilitar a expansão da língua portuguesa por meio do estabelecimento de parcerias e colaborações comerciais e oportunidades de investimento que impulsionem o crescimento e a inovação nos setores do agronegócio, do turismo e da indústria criativa.