Jorge Torres Pereira, atual embaixador de Portugal na China, foi eleito o diplomata económico do ano pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Essa distinção foi concedida no âmbito da 4ª edição do Prémio Francisco de Melo e Torres.
Formado em medicina, Torres Pereira ingressou na carreira diplomática em 1986. Ao longo de sua carreira, ele ocupou postos em várias localidades, incluindo Londres, Tel Aviv, Moscou, Madrid e Ramallah.
O Prémio Francisco de Melo e Torres é uma iniciativa da Câmara de Comércio e é concedido anualmente ao diplomata português que mais se destac
a no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na atração de investimento estrangeiro direto e na promoção da imagem de Portugal. O vencedor é selecionado por um júri composto por personalidades como Bruno Bobone, presidente da Câmara de Comércio, Miguel Horta e Costa e Paulo Portas, vice-presidentes da Câmara de Comércio, e pelo Embaixador António Monteiro, que preside ao júri.
Esse reconhecimento destaca o trabalho e o empenho de Jorge Torres Pereira na promoção dos interesses econômicos de Portugal e no fortalecimento das relações comerciais entre Portugal e a China.