Projeto itinerante de cultura e turismo, o Pátria Língua-Portuguesa busca, por meio de palestras e intervenções culturais, turísticas e empresariais, sensibilizar, informar, difundir conhecimentos e trocar experiências, com vista ao fortalecimento da Língua Portuguesa, das relações culturais, turísticas e empresariais entre Brasil, Portugal e demais países lusófonos.

Alinhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto busca, através de uma programação rica e diversificada, divulgar a arte e o talento dos falantes de Língua Portuguesa fora de suas pátrias e aproximar educadores, artistas, empresários, intelectuais e aficionados pela arte com o intuito de promover interação entre as comunidades lusófonas e a comunidade da localidade do evento

No sentido de ampliar suas possibilidades, difundindo a cultura lusófona para além de suas fronteiras, a 12ª edição do projeto acontecerá entre no dia 28 de novembro no Consulado-Geral do Brasil em Londres, dia  29 de Novembro, na Embaixada do Brasil no Reino Unido e, no sábado,  dia 30/11,  um jantar de networking que marcará o encerramento do evento.

É a Lusofonia, no domínio da cultura, como forma agregadora de pessoas e de ideais, visando ampliar os limites impostos pela geografia e incorporar significados mais altruístas capazes de unir, miscigenar e fortalecer as comunidades lusófonas, em Portugal, mesmo porquê a fortaleza que pode defender esse povo é a língua portuguesa. Desse modo, o espaço cultural representado pela Lusofonia constitui-se pelos costumes culturais comuns que podem propiciar um ambiente fecundo de comunicação inter, trans, pluri e multicultural.

JUSTIFICATIVA

Mais de 260 milhões de pessoas falam Língua Portuguesa, de acordo com o Instituto Camões. O português é o quarto idioma mais usado no mundo, perdendo apenas para o mandarim, inglês e espanhol. É a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau.

Estima-se que mais de 900 mil falantes de língua portuguesa compõem a comunidade luso-brasileira no Reino Unido. A presença significativa de empresas brasileiras e portuguesas no país, juntamente com as relações bilaterais estreitas entre essas nações, sublinha a importância de ações que fortaleçam ainda mais os laços culturais, turísticos e comerciais.

O fomento e o fortalecimento da cultura lusófona são cruciais para as relações interculturais entre os países de língua portuguesa. Difundir a língua portuguesa, tornando-a uma sonoridade familiar para outros povos, não só promove uma maior compreensão e apreciação cultural, como também estimula o consumo de nossos produtos culturais.

OBJETIVOS GERAIS

Fortalecer a Língua Portuguesa: Promover o uso e reconhecimento da língua portuguesa no Reino Unido, valorizando sua riqueza cultural e histórica.

Intensificar Relações Culturais e Turísticas: Estimular intercâmbios culturais e turísticos entre Brasil, Portugal, países lusófonos e o Reino Unido, promovendo o patrimônio e destinos culturais lusófonos.

Fortalecer Relações Empresariais e Comerciais: Desenvolver parcerias estratégicas e oportunidades de negócios entre empresas brasileiras, portuguesas e lusófonas no Reino Unido.

Promover a Cooperação Política: Facilitar o diálogo e a cooperação política entre Brasil, Portugal e países lusófonos no Reino Unido, beneficiando as comunidades envolvidas.

Ampliar o Impacto Cultural, Social e Econômico: Celebrar e amplificar a presença da cultura lusófona, promovendo a integração dos falantes de português e fortalecendo seu impacto cultural, social e econômico no Reino Unido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PAINEL 1 - TURISMO DE SAÚDE

Incentivar parcerias e iniciativas que promovam o turismo de saúde entre Brasil, Portugal, demais países lusófonos e o Reino Unido, destacando tratamentos médicos tradicionais, bem como práticas de bem-estar e terapias alternativas.
Destacar a importância de investimentos em saúde física e emocional, promovendo a harmonia entre corpo, mente e espírito.Ressaltar a relevância da música e da arte na prevenção da demência, mostrando como a qualidade da música pode contribuir para a saúde mental e emocional.

PAINEL 2 - TURISMO SUSTENTÁVEL

Promover a agricultura familiar entre Brasil e Reino Unido, buscando parcerias e investimentos mútuos para fortalecer o segmento.
Desenvolver ações e campanhas que incentivem práticas sustentáveis, incluindo a separação adequada de resíduos, o uso responsável da água e a redução do desperdício alimentar.
Integrar a bromatologia como um aspecto relevante da sustentabilidade, destacando seu papel no turismo sustentável e na alimentação responsável.

PAINEL 3 - TURISMO CRIATIVO
Impulsionar o turismo da indústria criativa, com foco em produtos e serviços indígenas, através de uma mostra que ocorrerá na Embaixada do Brasil no Reino Unido.
Divulgar profissionais, associações e organizações que investem na filantropia por meio da arte e da música, destacando projetos que resgatam crianças e jovens.

PAINEL 4 - TURISMO CULTURAL
Criar redes de cooperação e intercâmbio internacional entre artistas e músicos anglo-brasileiro, aproximando profissionais e organizações que valorizam e investem na promoção da arte e da cultura como elementos agregadores, contribuindo para um mundo mais inclusivo e igualitário.
Fortalecer as conexões entre os países lusófonos e o Reino Unido, promovendo colaborações interculturais e trocas artísticas.
Promover e valorizar a arte e a cultura dos países lusófonos, destacando suas contribuições únicas para o cenário cultural global e fomentando a colaboração intercultural.