Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras, onde ensina desde 1986, Fátima Vieira foi membro do Conselho Geral da Universidade do Porto de 2012 a 2014 e pertenceu a diversos conselhos e comissões científicas desde que se doutorou, em 1998. Foi Diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos de 2008 a 2010 e Presidente da Utopian Studies Society / Europe de 2006 a 2016. É atualmente a Coordenadora do polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, financiado pela FCT.
No CETAPS, coordena o projeto “Mapping Utopianisms” e integra o projeto “Shakespeare and the English Canon: A research and translation project”, para o qual contribuiu com traduções anotadas de A Tempestade (2001) e Como Vos Aprouver (2007), publicados pela Campo das Letras, encontrando-se agora a preparar a tradução de Júlio César para a editora Relógio D’Água.
Fátima Vieira é ainda diretora da coleção “Nova Biblioteca das Utopias”, da editora Afrontamento, e book review editor do periódico norte-americano Utopian Studies (publicado pela Penn State) desde 2006.