Servidora da Coordenadoria da Mulher do TJMS
Vanessa Vieira, graduada em Serviço Social, licenciada em Sociologia, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFMS, especialista em Saúde da Mulher e em Direito da Família e Sucessões. Formadora da escola judicial do Poder Judiciário Sul mato-grossense.
Ativista desde 1999 na temática dos direitos das mulheres, em específico na pauta da violência doméstica, com atuação em serviços especializados de atendimento à mulher.
Funcionária pública, técnica de nível superior – especialização de assistente social, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, espaço em que atuei como primeira assistente social da vara especializada de violência doméstica contra a mulher. Atualmente é coordenadora de política judiciária preventiva da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e responsável técnica do programa Mãos emPENHAdas contra a violência, além do Fortalecimento da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Florescer, destinado às mulheres rurais e ribeirinhas; Inspira Cine Mulheres e Maria Faz a Diferença na Escola, que abarca o corpo docente e discente da escolar e Kunhã Kuery! Nhãmbopaha Jeiko Asy, que na língua Guarani significa: Mulher! Chega de Violência, destinado às mulheres indígenas.
Integrou em 2018, o Comitê de Gênero Raça e Diversidade do Poder Judiciário Sul-mato-grossense e, em 2021, a equipe que desenvolveu o do Projeto Protetivas On-Line que venceu o Ideathon, competição idealizada pelo Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros.