Doutor em linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pró Reitor Universidade do Porto
Doutorou-se em linguística em 2004 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é atualmente professor e desenvolve investigação principalmente nas áreas de fonologia, morfologia e fonética. É desde 2008 coordenador científico do Centro de Linguística da Universidade do Porto, único centro especializado em estudos linguísticos no norte de Portugal. Também desde 2008, mantém um arquivo de amostras dialetais do português recolhidas desde a primeira metade dos anos noventa. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Vice –Reitor da Universidade do Porto e Coordenador Científico do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Publicou 21 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos, possui 17 capítulos de livros e 13 livros publicados. Possui 47 itens de produção técnica. Participou de mais de 60 eventos no estrangeiro e 115 em Portugal. Orientou quatro teses de doutoramento, orientou 13 dissertações de mestrado e co-orientou três nas áreas de Línguas e Literaturas, Outras Humanidades e Outras Ciências Sociais. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas, Humanidades com ênfase em Outras Humanidades e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais.
Enquanto fonólogo, os seus principais temas de estudo têm sido a estruturação silábica, as condições de boa-formação de palavra e a sensibilidade das restrições fonotáticas à fronteira de palavra, os processos de cliticização, o acento secundário e os padrões rítmicos do português e de outras línguas românicas.
Na sua investigação, assume a linguagem como a propriedade fundamental da espécie humana. Assume as abordagens formais como os instrumentos mais potentes de explicitação e explicação das propriedades estruturais das línguas naturais. Reconhece as propostas de quadros teóricos como a Fonologia Lexical, a Fonologia Autossegmental, a Fonologia Métrica, a Fonologia Prosódica, a Fonologia Declarativa e a Fonologia dos Elementos como as mais promissoras e produtivas, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista descritivo.
No âmbito do seu trabalho, tem se envolvido ainda na aplicação da linguística ao ensino do português e à formação de professores.