Palestrante

Mabel Veloso

By abril 17, 2019 agosto 15th, 2020 No Comments

Educadora, escritora, compositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Filha de José Veloso e Claudionor (Dona Canô) Viana Teles Veloso, é mãe da cantora Belô Velloso, irmã da cantora Maria Bethânia e de Caetano Veloso. Mabel também compõe e muitas de suas músicas já foram gravadas por sua filha, Belô, e por sua irmã, Maria Bethânia. Em 2004 gravou, com Maria Bethânia, o CD “Brincar de Rezar” com as Meninas Cantoras de Petrópolis.

A professora Mabel Velloso mantém-se fiel ao seu ofício. Embora tenha sido mestra de várias gerações de estudantes em Santo Amaro da Purificação (BA) e em Salvador, onde mora há quatro décadas, a irmã mais velha de Caetano Veloso se tornou conhecida como poeta. Autora de 35 livros, teve vários dos seus poemas musicados.
Mabel foi além do verso. Escreveu biografias de Caetano e Gilberto Gil, parte da coleção Mestres da Música no Brasil; e O sal é um dom: Receitas de Dona Canô, a matriarca da família Velloso. O livro, além das crônicas culinárias, traz também memórias do clã santo-amarense e imagens que ilustram, de forma didática, o conteúdo descrito.
A poeta mantém-se em permanente atividade, como orientadora educacional para pessoas da melhor idade, palestrante e contadora de histórias. Com uma memória privilegiada, sem nenhum esforço, lembra-se de fatos vividos ao longa da rica existência. (Jornal Correio da Bahia)

Deixe seu comentário