Palestrante

Guy Marcovaldi

By abril 17, 2019 agosto 15th, 2020 No Comments

Guy Marcovaldi, conservacionista, fundador e coordenador do projeto TAMAR, juntamente com o outro fundador José Truda Palazzo Jr,  recebeu uma condecoração do Aquário Marinho do Rio (AquaRio) que os premiou pelos trabalhos desenvolvidos nos projetos Tamar e Baleia-Franca, respectivamente. Ele recebeu o prêmio ‘Conservação Marinha’, criado com o objetivo de identificar e reconhecer as iniciativas para a conservação dos oceanos.

O oceanógrafo Guy Marcovaldi foi um dos fundadores do projeto Tamar, criado em 1980 com foco na proteção de tartarugas marinhas e se tornou referência mundial.

Guy Marcovaldi fala um pouco da história do Projeto Tamar: Na época, na Praia do Forte, não tinha estrada, não tinha nenhum turismo, nem nada. Como aquele componente que eu falei, de agregar o pescador para trabalhar na proteção da tartaruga, foi o que formou o projeto Tamar, existe um outro componente que é o lado Eco-Turístico, que é uma fonte de renda e fonte de educação muito importante. A gente percebeu que os ninhos das tartarugas atraíam as pessoas de uma maneira fantástica, porque ver as tartarugas nascendo e indo para o mar deixava as pessoas sensibilizadas e fãs do projeto. Um aquariozinho que a gente montou sem querer, de 500 litros, com 10 tartaruguinhas dentro, causava frisson. Então, a gente disse: “Por que a gente não se organiza e não faz uma coisa, um Centro de Visitantes, como já existia? Agora a gente cria aqui, em vez de ser um aquário, bota dois tanques, com uma sombrinha, para o pessoal ver?” LOJAS DO TAMAR Mais um passo desse é que nós tínhamos camisetas com tartarugas, mas nunca vendíamos porque não achávamos que era o nosso métier, né? As pessoas estavam sempre querendo comprar, mas a gente achava que não era legal vender camiseta – não sei por que a gente achava essa besteira. Às vezes, no final do ano, sobra um dinheiro, entre aspas, porque falta o ano inteiro e aí vem no último dia do ano.

Deixe seu comentário