Palestrante

Neca Marcovaldi

By agosto 15, 2020 agosto 21st, 2020 No Comments

É  oceanógrafa, fundadora e coordenadora de conservação e pesquisa nacional do Projeto Tamar e  publicou 45 artigos em revistas e livros especializados em conservação ambiental e manejo e conservação de tartarugas marinhas, e 65 artigos em congressos e simpósios nacionais e internacionais. Em 1998, juntamente com Guy Marcovaldi, ela recebeu o título Heróis do Planeta, concedido pela revista americana Time, no segmento oceanos. Esse título é concedido a personalidades de todo o mundo que se destacam por ações em favor do meio ambiente e da humanidade.

Baseado numa estratégia múltipla, o programa de conservação ambiental do Tamar interage com as comunidades envolvidas e outros atores sociais, dando suporte para a sustentabilidade das ações a longo prazo. Isso porque a equipe do Tamar compreendeu que é preciso cuidar primeiro das pessoas, para que elas tenham condições de proteger a natureza, o mar e as tartarugas marinhas. As populações locais são essenciais no processo, na medida em que podem influir diretamente nas condições do habitat desses animais, reduzindo a pressão sobre os ecossistemas e as espécies.

O Projeto Tamar foi criado em 1980 e hoje é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha. Modelo para programas e projetos do Brasil e de outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental, o Tamar conta com a Fundação Pró-Tamar desde 1988 para apoiar os trabalhos de conservação e pesquisa.

O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos. Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa de Conservação de Tartarugas Marinhas no Brasil.

Deixe seu comentário