Artista

Targino Gondim

By abril 17, 2019 agosto 23rd, 2020 No Comments

CANTOR, COMPOSITOR E ACORDEONISTA BRASILEIRO

Targino Godim é sanfoneiro, cantor, compositor brasileiro. Mas foi em 1999, com o lançamento de Esperando da Janela, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gil, que ganhou ainda mais notoriedade. Com a participação nas filmagens do longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”, nascia a parceria entre Targino e Gilberto Gil. Targino foi lançado no mercado nacional através do CD Dance Forró Mais Eu, em 2001. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum Toca Pra Nós Dois. Em 2001 ganha o GRAMMY com “Esperando Na Janela” e ainda o Troféu CAYMMI. Tem composições gravadas em parcerias com Raimundo Fagner, Carlinhos Brown, Zeca Baleiro entre outros.

Tudo começou quando ainda era um menino. Em Juazeiro, onde aprendeu a tocar sanfona e inspirado no maior ícone da sanfona, Luiz Gonzaga , já dedilhava acordes de “A Vida do Viajante” e “Numa Sala de Rebôco”, além do clássico “Eu Só Quero Um Xodó” de Dominguinhos, mestre que tocou junto com Gondim em várias ocasiões. A música “Pra se Aninhar” foi lançada no primeiro álbum gravado tornando-se um sucesso. Venceu o Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”, que também ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no longa brasileiro, “Eu, Tu, Eles”. Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa.

Em 2009 lançou o projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música) Em 2015 comemora 20 anos de carreira.

Deixe seu comentário